Jovens empreendedores têm a rotina corrida e precisam cuidar pessoalmente das várias áreas do negócio, enquanto a sua equipe ainda é pequena. Os desafios da administração financeira e a falta de tempo acabam resultando em uma série de erros contábeis, que podem atrapalhar o crescimento da empresa e até causar prejuízos graves.

A contabilidade online oferece o melhor custo-benefício para esse perfil de empreendedor. Sua tecnologia concentra as informações contábeis em um único lugar, produz relatórios automáticos e protege os dados na nuvem, ou seja, nos servidores de um fornecedor especializado.

Confira os 5 principais erros contábeis que uma contabilidade online ajuda seu negócio a evitar!

1. Descumprir obrigações legais 

Uma das principais funções da contabilidade é permitir que a empresa cumpra em dia todas as suas obrigações legais, principalmente as tributárias. Isto nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando o negócio muda de categoria (de MEI para microempresa, por exemplo), o que exige uma adaptação a outro conjunto de regras.

A contabilidade online ajuda a calcular preços e organizar os prazos de obrigações tributárias, de maneira que seu negócio nunca atrase um pagamento. Ela também pode ajudar a identificar o melhor regime tributário para sua empresa, de forma a pagar legalmente menos impostos (o que é chamado de elisão fiscal).

2. Não organizar os documentos

Notas fiscais, folha de pagamento, holerites, recibos, ordens de compra — a quantidade e variedade de documentos torna difícil o armazenamento e a organização para consultas posteriores. A falta de organização aumenta a chance de que sejam cometidos vários erros contábeis, como não levar em conta uma dívida ou uma mudança de preço na hora de planejar o orçamento da empresa.

Com a contabilidade online, todos os documentos relevantes ficam organizados e acessíveis em uma única plataforma — pela internet. Ainda existe a vantagem extra de que, digitalizados, estão guardados de forma segura na nuvem, com direito a backup.

3. Acumular lançamentos e conciliações

Com tanta coisa acontecendo no negócio, o empreendedor deixa o registro de informações importantes para depois. Com isso, não é possível fazer um diagnóstico adequado da saúde financeira da empresa. A contabilidade online torna mais fácil e rápido o lançamento de documentos fiscais: de fato, muitos podem ser produzidos de forma automática. 

4. Não fazer uso de relatórios para as análises fiscais

Entre os erros contábeis mais comuns está o de não usar relatórios, tomando decisões com base em palpites ou por instinto. A contabilidade online usa as informações do negócio para gerar relatórios, o que ajuda a tomar decisões melhores. O empreendedor saberá, de maneira mais precisa, como anda o fluxo de caixa, a margem de lucro, a situação dos passivos e assim por diante.

5. Cometer muitos erros nos cálculos  

Muitos erros contábeis advêm de equívocos de cálculo. O erro humano é de esperar, já que os cálculos podem ser muitos e algumas regras (como as que envolvem alíquotas) são complexas. Felizmente, a contabilidade online realiza cálculos sofisticados de forma automática e fornece resultados com maior precisão, de forma que sua empresa não gaste um centavo a mais do que o necessário nem tenha que pagar juros ou multas por ter feito pagamentos a menos.

Buscar no mercado empresas qualificadas que ofereçam contabilidade online é fundamental. Ao identificar fornecedores e comparar preços e planos, você se assegura de que contratará um serviço à altura das demandas da sua empresa, eliminando erros contábeis e ajudando o negócio a crescer.

Este texto foi interessante para você? Entre em contato com a MegaOffice Contabilidade e conversaremos sobre as melhores soluções para a sua empresa!


Share This