Não importa se o seu empreendimento ainda não é tão grande, a aplicação da contabilidade gerencial na micro e pequena empresa também gera um retorno positivo ao lucro e à rentabilidade do negócio. Isso porque o seu maior objetivo é servir como instrumento para auxiliar o gestor a analisar riscos e oportunidades, fazendo com que as decisões sejam tomadas baseadas em dados mais concretos.

Por exemplo, um MEI, ainda que não necessite manter os livros contábeis, precisa ter a certeza de que determinada decisão não prejudicará seu negócio.  O resultado é uma empresa mais saudável financeiramente e mais forte para competir no mercado. Continue a leitura e entenda melhor como se dá essa prática!

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é responsável por analisar o que é delimitado pelo planejamento estratégico, estudar a realidade do negócio e transformar as metas em planos, que serão postos em prática pelos funcionários. Ela ajuda na tomada de decisão, ao mesmo tempo em que responde a perguntas como:

  • quanto precisa ser o retorno financeiro para que o novo investimento valha a pena?

  • Quais atividades do negócio têm trazido mais e menos lucro?

  • Como conseguir bater as metas de forma mais econômica possível?

  • Quanto precisa ser mantido de patrimônio para a empresa não correr muitos riscos?

Como se dá a aplicação da contabilidade gerencial na micro e pequena empresa?

A prática da contabilidade gerencial tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre a empresa, saber lidar com as ameaças e aproveitar as oportunidades quando surgirem. Ela se utiliza do planejamento e do controle para que as decisões sejam efetivas.

Assim, por meio de indicadores gerenciais ela traça objetivos, identifica quais as ações necessárias para atingi-las e verifica se essas ações estão surtindo efeito.

Como obter bons resultados com a contabilidade gerencial?

Uma das formas mais eficientes de um empreendedor saber que está no caminho certo é ter um escritório de contabilidade como parceiro. Terceirizar tais serviços é uma forma de ter mais precisão em cada investimento e poder se dedicar a outros aspectos estratégicos na empresa. Alguns diferenciais de contar com a terceirização contábil são os listados abaixo.

Estar em sintonia com as regras tributárias

As normas do direito contábil e tributário nem sempre são tão claras para quem não está acostumado com o assunto. Uma interpretação errada ou esquecimento de alguma prática pode levar o negócio a ter problemas com o Fisco.

Um exemplo é quando o MEI vê sua empresa se expandir e precisa se decidir quanto ao novo regime tributário a ser adotado.

Ter mais praticidade

Investir no treinamento contábil de funcionários pode ser uma boa ideia para manter a empresa crescendo. No entanto, hoje em dia, com a facilidade em obter auxílio por fora, nem sempre isso se torna a melhor escolha.

Um exemplo é a possibilidade de uso de uma contabilidade online, que tem sido implementada por escritórios inovadores e de olho na satisfação do consumidor. Assim, um gestor pode usufruir dos serviços, mesmo que seja a distância.

A aplicação da contabilidade gerencial na micro e pequena empresa precisa ser levada tão a sério quanto as demais práticas do negócio. Afinal, sem uma boa saúde financeira não há como se sustentar por muito tempo.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida específica sobre seu empreendimento? Entre em contato! Podemos ajudá-lo no que precisar!


Escreva um comentário

Share This