No mundo dos negócios, tomar decisões assertivas pode ser o ponto-chave para a continuidade e a concretização da sua empresa. É nesse momento que ter uma assessoria contábil eficiente faz toda a diferença. A contabilidade deixou de ser especificamente tributária ou legal e passou a ser um diferencial para os gestores, tornando-se um suporte gerencial para a tomada de decisão.

Pensando nisso, listamos 4 dos principais benefícios que a assessoria contábil traz para a sua empresa. Quer saber mais? Continue a leitura.

1. Viabiliza decisões assertivas

Ter uma equipe contábil dentro da sua empresa não é fácil, muitas vezes é algo oneroso. Porém, no mercado de serviços contábeis existem muitas empresas especializadas em assessorias contábeis.

Uma das funções do contador é orientar os empreendedores na tomada de decisão, sejam elas estratégicas ou legais. Para isso, é necessário que ele domine todas as áreas de atuações e esteja constantemente atualizado.

A assessoria contábil facilita essas atividades, pois geralmente conta com profissionais especialistas em áreas específicas — tributos, patrimônio, departamento pessoal, gestão financeira, entre outras.

Dessa forma, você tem um suporte seguro para a tomada de decisões, pois receberá informações que passarão por diversas analises econômico-financeiras e serão demonstradas em relatórios confiáveis.

2. Previne crises financeiras

A contabilidade tem por objeto o controle do patrimônio; investir nela é prevenir sustos futuros, pois além, de trabalhar no seu objeto principal, ela é fundamental para a administração da saúde financeira dos empreendimentos.

Uma vez que o profissional contábil está constantemente analisando o cenário econômico, ele pode realizar previsões sobre o que investir e, principalmente, qual o momento de fazer reservas financeiras para enfrentar o desaceleramento da economia.

Outra função imprescindível desse profissional é a gestão dos custos. Com uma análise bem feita, ele pode reduzir os custos de produção em momentos de maior dificuldade financeira, conseguindo, assim, diminuir as saídas de caixa.

3. Evita infrações

A burocracia brasileira, quando se trata de obrigações para empresas, é altamente minuciosa. Porém, com uma contabilidade organizada, tais obrigações não serão problema.

Frequentemente, com as oscilações da economia e alterações na legislação, ocorrem mudanças nas datas dos pagamentos dos impostos e nas entregas das declarações obrigatórias. Para evitar multas e autuações, é função do contador controlar e planejar prazos e pagamentos sem deixar nada fora dos calendários de pagamentos vigentes.

4. Fornece índices contábeis

Saber a real situação da empresa é fundamental para a continuidade das atividades. Poder mensurar quais os pontos que estão atingindo resultados positivos e os que estão ocasionando prejuízo é primordial para a tomada de decisão.

Mais uma vez, os fatos contábeis se mostram essenciais dentro das organizações, demonstrando novamente como estar ciente da capacidade financeira da empresa pode auxiliar na formação de estratégias gerenciais.

Avaliando índices como liquidez corrente, liquidez imediata, liquidez seca, liquidez geral, entre outros, é possível verificar as necessidades da empresa e agir corretamente para chegar à solução. Além de demonstrar a veracidade e assertividade nas decisões, a empresa atrai a atenção dos investidores e usuários externos.

Uma contabilidade bem realizada traz melhoria para a administração e controle do patrimônio da empresa, além da organização dos processos internos do empreendimento. Poder contar com o auxílio de uma equipe que seja suporte para tudo isso é indispensável.

Agora que você sabe os benefícios de contar com uma assessoria contábil para o seu negócio, entre em contato conosco. Temos o suporte que você precisa para a sua empresa!

Share This