Entre os principais desafios enfrentados pelas empresas, principalmente de pequeno porte, está o controle e cumprimento das obrigações fiscais, já que se trata de um processo complexo e burocrático. Por esse motivo, é importante contar com o auxílio de uma consultoria tributária em Porto Alegre.

Esse serviço é um conjunto de ações com a finalidade de apurar e organizar o pagamento de tributos, estabelecer as melhores estratégias para administrá-los, avaliar o melhor enquadramento tributário, garantir a conformidade com a lei, oferecer dados precisos que auxiliam nas tomadas de decisões e demais atividades essenciais para o crescimento e longevidade do negócio.

Pensando nessa importância, alguns pontos devem ser observados ao escolher a consultoria tributária mais adequada para sua empresa. Quer conhecê-los? Continue sua leitura!

Consulte os feedbacks dos clientes e casos bem-sucedidos

Um dos primeiros passos para escolher uma boa consultoria tributária em Porto Alegre é buscar conhecer melhor as experiências e o nível de satisfação de cientes que já foram atendidos pela empresa, além dos resultados obtidos.

Pesquise as redes sociais, avalie os comentários feitos pelos usuários, elogios, críticas e o esforço da empresa em responder e resolver os problemas apresentados. Você também pode entrar em contato com esses clientes para saber como foi o atendimento e se o serviço trouxe os benefícios esperados.

Avalie a experiência no ramo de atuação do seu negócio

Para que a consultoria tributária seja eficiente e atenda todas as expectativas, é importante que ela tenha experiência com o seu ramo de atuação e esteja familiarizada com as normas e legislações particulares da área, além de ter condições de tratar com o porte e demandas do negócio.

Quanto mais o time contratado entender do seu mercado, melhores resultados terá o serviço prestado, possibilitando uma orientação mais correta em relação às chances de investimentos, benefícios fiscais, entre outros.

Entenda a metodologia utilizada pela empresa de consultoria

Cada consultoria pode atuar de uma forma específica, e encontrar aquela que mais se identifique com a gestão do seu negócio depende do seu entendimento sobre quais são os métodos usados. Entre eles estão:

  • consultoria empresarial: mais ampla e completa;
  • consultoria específica: focada na atuação da empresa e em todos os tributos que precisam ou não ser pagos;
  • consultoria para recuperação de créditos tributários: contribui com análise dos tributos já pagos e aqueles que podem ser recuperados conforme a legislação ou pagamentos realizados de forma incorreta.

Existem consultorias que oferecem mais de uma metodologia, então, você precisa conhecer as necessidades da sua companhia e ver aquela que vai trazer os melhores resultados.

Analise a relação custo-benefício

Na hora de fazer a escolha ideal, não leve em consideração apenas o serviço mais barato, mas sim aquele que poderá agregar à sua empresa por meio da redução de custos, reembolso de tributos pagos a mais, adequação ao cumprimento das obrigações impostas em lei, entre outros.

Por esse motivo, anote o quanto o investimento trará de retorno e em qual prazo. O ideal é que dentro de um tempo definido a quantia paga seja recuperada com os lucros que a consultoria vai gerar. Então, entenda o que está incluso na proposta de serviço da consultoria tributária em Porto Alegre, como carga horária de trabalho, honorários a serem pagos e expectativas de resultados.

Conheça a estrutura física da possível empresa a ser contratada

Faça uma visita para conhecer a estrutura da empresa de consultoria tributária que pretende contratar. Veja se ela realmente está preparada para atender ao porte de sua empresa e o serviço a ser demandado.

É importante ter em mente que a consultoria pode exigir alguns conhecimentos em setores variados e, por isso, a equipe de profissionais precisa ter essa variedade e compreensão de áreas distintas. Converse com o time responsável pelo seu atendimento e conheça as qualificações e expertise de cada um.

Contratar uma boa consultoria tributária em Porto Alegre vai ser determinante para os resultados da empresa, garantindo o pagamento dos tributos corretos, enquadramento no regime tributário ideal e a segurança de que todas as obrigações e tarefas estarão sendo realizadas dentro da legalidade.

Agora que você já sabe como escolher a melhor consultoria tributária, entre em contato com a gente, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar!


Escreva um comentário

Share This