É comum que muitos empreendedores fiquem receosos em contratar uma assessoria fiscal e tributária para cuidar dos processos e operações da empresa. Isso porque colocar alguém de fora para cuidar desses assuntos demanda muita confiança e responsabilidade.

O grande objetivo de contratar uma assessoria fiscal é manter a empresa em dia com suas obrigações diante dos órgãos fiscalizadores e atualizada quanto as normas pertinentes ao setor em que atua. Além disso, se configura como uma importante base de informações para o processo de decisão.

Vale destacar que, para determinadas atividades da empresa — principalmente quando o gestor não tem a expertise suficiente para a realização dos processos fiscais — é interessante contratar profissionais especializados para ajudar o negócio a prosperar.

Se você continua com dúvidas sobre a importância de contratar uma assessoria fiscal, levantamos 5 motivos que farão você repensar a sua opinião. Continue a leitura!

Por que contratar uma assessoria fiscal

1. Minimiza os riscos das operações

 Ao contratar uma assessoria fiscal, é possível contar com profissionais altamente capacitados para a percepção e controle dos riscos, visando minimizar os prejuízos e aumentar os lucros.

Com o grande número das exigências fiscais e tributárias e o aumento no processo de fiscalização, contar com uma assessoria e consultoria oferece mais segurança na regularidade do negócio, o que significa que a empresa fique mais enxuta e livre de qualquer risco fiscal, tributário ou financeiro.

Além de ser uma especializada no assunto, uma assessoria fiscal tem todas as ferramentas necessárias para a verificação e controle das informações, resultando em relatórios gerenciais que retratem fielmente a realidade do negócio.

2. Aumenta a vantagem competitiva

Não há dúvidas: com uma assessoria fiscal como aliada, toda equipe passa a ter foco no objetivo principal da empresa, sem a necessidade de se preocupar com questões burocráticas e que exigem atenção redobrada. Ou seja, com a transferência da responsabilidade fiscal para uma assessoria, é possível focar em maior qualidade e produtividade, gerando, assim, mais valor e competitividade à organização.

3. Reduz os custos

Você já avaliou quanto custa manter um departamento fiscal dentro da sua empresa? São despesas com a contratação de funcionários e a capacitação dos mesmos, com o investimento em equipamentos e sistemas, enfim, os custos de manter um setor fiscal são enormes.

Ao contratar uma assessoria, todas as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas ficarão em dia da mesma maneira, com a diferença que os custos são enxugados e a equipe interna passa a focar no que realmente tem prioridade.

Além disso, com o auxílio de uma assessoria fiscal, é possível ter como vantagem:

  • o planejamento e controle fiscal e tributário, através de previsões e relatórios gerenciais;

  • a atualização constante da legislação pertinente, identificando os benefícios jurídicos para o negócio;

  • a auditoria preventiva e corretiva, como forma de resguardar a regularidade e a segurança jurídica das atividades.

4. Otimiza o tempo de trabalho

Outro grande ponto importante na contratação de uma assessoria fiscal é a otimização do tempo. Por exemplo, com um setor fiscal dentro da empresa, muitas vezes, os funcionários não estão atualizados sobre leis e ferramentas disponíveis, o que leva a um maior tempo para executar as tarefas.

Com o apoio certo, os colaboradores ficam livras para desempenhar suas atividades rotineiras com maior produtividade (já que as tarefas burocráticas ficam concentradas em quem tem propriedade) e capacidade para encontrar as melhores soluções em menor tempo.

5. Realiza cálculos corretos dos tributos

Não é incomum as empresas receberem notificações dos órgãos fiscalizadores por descumprirem a legislação, apresentarem informações erradas ou inconsistentes e serem penalizadas por essas falhas.

A contratação de uma assessoria fiscal não dá margem para erros e falhas no processo de realização dos cálculos. Isso porque sua equipe conta com conhecimento técnico especializado para o cumprimento de toda a legislação — o que gera economia para a empresa e cumprimento correto das suas obrigatoriedades.

Lembre-se que a escolha de uma empresa especializada em assessoria fiscal deve ser pautada em boas recomendações de mercado e na entrega de qualidade aos clientes. É fundamental verificar a procedência e as referências antes de qualquer decisão.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços. Aguardamos por você!


Escreva um comentário

Share This