Toda empresa tem uma cultura organizacional, seja ela benéfica para o ambiente e as relações, seja ela fonte de desavenças e resultados ruins.

Por isso, é fundamental que os gestores de um negócio invistam em ações de melhorias e envolvimento da equipe, de modo a formar uma cultura organizacional pautada nos valores e diferenciais que desejam transmitir aos seus clientes e ao mercado.

Mas, como fazer isso? E por que esse cuidado é tão estratégico e pode afetar seus resultados? Neste post, explicamos de forma prática tudo que você precisa saber a respeito. Confira.

O que é a cultura organizacional da empresa?

A cultura organizacional da empresa pode ser entendida como o conjunto de práticas, normas e valores do modelo de negócio. Ela é pautada nas ações estratégicas de seus gestores ou na experiência do cotidiano e das relações entre os colaboradores.

Ou seja, de qualquer forma, ela vai existir porque está relacionada aos costumes e atitudes corporativas que serão adotadas nos processos internos e externos.

Quais são suas principais características?

A cultura organizacional é construída por características facilmente identificáveis, como a hierarquia, o organograma e o grau de formalidade do negócio. Também envolve aspectos mais subjetivos, como normas, filosofia e, ainda, sentimentos e crenças inconscientes.

Assim, podemos dizer que as camadas que a constroem são:

  • artefatos — elementos fáceis de serem percebidos, como símbolos ou padrões conhecidos pelos colaboradores e suas conexões;
  • valores compartilhados — normas, valores e filosofia que regem o trabalho;
  • pressupostos — sentimentos que engajam os colaboradores em um propósito único.

Como ela pode afetar o relacionamento com o cliente?

Sem regras e processos bem estruturados para padronizar as ações dos colaboradores, o atendimento e o relacionamento com o cliente ficam comprometidos. Afinal de contas, cada um terá um tratamento e percepção diferentes.

A produtividade também pode ser severamente impactada por ruídos e tensões nas relações entre setores e colegas de trabalho, bem como pela falta de um padrão que poderia impedir que erros fossem cometidos com mais frequência.

Com uma cultura organizacional forte, todos os colaboradores do negócio vão agir seguindo regras e prioridades comuns, além de terem o sentimento de pertencimento e de trabalho em equipe por um objetivo único bem consolidado.

Como desenvolver uma cultura organizacional saudável?

Considerando que a cultura organizacional é um elemento que vai existir, é muito estratégico fazer com que ela seja valiosa para o negócio. Assim, algumas boas práticas podem inspirar e ajudar, tais como:

  • estabeleça regras objetivas e justas, permitindo que os colaboradores compreendam como devem se posicionar e agir e, principalmente, estejam confortáveis em segui-las sem que tais procedimentos contrariem seus princípios éticos;
  • defina objetivos claros, fazendo com que todos entendam seu papel, sejam eficientes e possam contribuir para o resultado do negócio, como é o caso do foco no cliente;
  • otimize a comunicação interna para que não haja ruídos, desencontros de informações ou dificuldades, garantindo que dúvidas cruciais sejam resolvidas;
  • foque no desenvolvimento contínuo, já que investir no conhecimento e nas habilidades dos colaboradores torna eles mais capazes de contribuir com os outros e de gerar resultados ou experiências consistentes para os clientes;
  • melhore o ambiente corporativo, fazendo com que os colaboradores tenham prazer, sejam inovadores e criem parcerias internas.

Não cuidar das relações entre os colaboradores e da cultura organizacional pode afetar consideravelmente os resultados do negócio, a começar pela performance, presença e produtividade das equipes, que são elementos indispensáveis para o crescimento e a obtenção de melhorias.

Gostou das dicas para o fortalecimento da cultura organizacional? Quer continuar investindo na sua equipe para que ela fique cada vez mais autônoma e eficiente? Leia agora sobre como desenvolver a proatividade no ambiente corporativo.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This