A contabilidade é uma ciência fundamental para o desenvolvimento e sucesso de qualquer negócio. O que muitos empreendedores não sabem é que ela se divide em ramos que se concentram em uma área específica. Nesse sentido, é muito importante conhecer cada um desses ramos para conseguir identificar onde eles podem ser aplicados, de acordo com as necessidades da empresa.

Neste post, vamos apresentar de modo particular a diferença entre contabilidade fiscal e gerencial. Acompanhe a leitura até o fim e confira!

O que é e como funciona a contabilidade fiscal?

Também conhecida como contabilidade tributária, a contabilidade fiscal é responsável por apurar e conciliar os impostos de uma empresa. Ela tem como base a legislação e a escrituração das operações para a apresentação das declarações e pagamento dos tributos.

Em outras palavras, a contabilidade fiscal representa o sistema de informações relacionado às obrigações tributárias. Esse serviço é fundamental para manter o controle dos recolhimentos de taxas e impostos, evitando distorções de valores e pagamentos indevidos.

Qual a importância da contabilidade fiscal para uma empresa?

Aplicada a organizações de qualquer porte ou segmento, a contabilidade fiscal tem o objetivo assegurar cumprimento de todas as exigências legais — pagamento de impostos ou envio de informações à Administração Tributária.

Esse ramo da contabilidade ajuda a companhia a se organizar financeira e administrativamente, otimizando a gestão tributária. Além disso, evita que a organização opere de forma irregular e ajuda a reduzir os impostos, avaliando corretamente a carga tributária.

Naturalmente, esses fatores afetam diretamente a lucratividade e a viabilidade dos negócios. Por isso, as irregularidades fiscais estão entre os principais motivos para o fechamento de empresas. A gestão adequada dos tributos é um fator decisivo para garantir a continuidade de qualquer empreendimento.

O que é e qual o objetivo da contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial consiste em um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis que identifica, analisa e mensura as informações financeiras e administrativas para efeitos de planejamento, avaliação e controle das operações de uma organização.

Ou seja, ela fornece informações valiosas, claras e objetivas para o processo de tomada de decisões estratégicas, além de contribuir para otimizar processos, atividades e até áreas inteiras da companhia.

Esse ramo da contabilidade também permite realizar comparações com a concorrência e utilizar dados do mercado para compreender melhor o contexto no qual o negócio se encontra, utilizando previsões e tendências para projetar o futuro.

Qual a importância da contabilidade gerencial para uma empresa?

A principal diferença entre contabilidade fiscal e gerencial é que essa segunda atua como uma importante ferramenta para driblar crises, oferecendo as melhores alternativas em relação aos custos de produção.

Outra possibilidade muito significativa é o uso de instrumentos não financeiros, por exemplo, o Valor Econômico Agregado (EVA), utilizado na avaliação de negócios. Ou ainda, o Valor Agregado de Mercado (MVA), normalmente adotado na criação de valor para os sócios e acionistas.

Além disso, o contador pode providenciar dados sobre todos os aspectos de geração de resultados, além de novas possibilidades para que a corporação continue se destacando no mercado.

Por que é importante contar com um escritório contábil?

Manter o controle sobre as responsabilidades tributárias de uma organização é uma tarefa que exige conhecimentos específicos sobre tributos e regulamentos. Desse modo, o contador é o profissional capacitado para prestar assessoria fiscal.

Ele também atua como o principal aliado na gestão estratégica junto ao gestor da companhia. O profissional contábil planeja, gerencia, fiscaliza e audita as operações realizadas, orientando para ações corretas e evitando sonegação, adulteração de patrimônio e qualquer outro tipo de fraude.

Por essa razão, é fundamental buscar o auxílio de um escritório contábil especializado, como a MegaOffice que conta com mais de 20 anos de experiência no mercado e com contabilistas devidamente capacitados para atender as necessidades dos clientes com enorme precisão.

Como você pode notar, apesar de haver muita diferença entre contabilidade fiscal e gerencial, ambas são extremamente importantes para o desenvolvimento e crescimento sustentável de qualquer negócio.

Gostou deste conteúdo, mas ainda tem dúvidas sobre qual processo contábil sua empresa deve adotar no momento? Entre em contato com a equipe da MegaOffice, estamos à disposição para orientá-lo em tudo que for preciso!


Escreva um comentário

Share This