A legislação brasileira é muito complexa e burocrática quando o assunto são as obrigações acessórias que devem ser cumpridas por todas as empresas. Elas compreendem todos os trâmites que são utilizados como base para elaboração de demonstrações contábeis, emissão de notas fiscais, apuração de impostos e outros processos financeiros.

Devido à grande quantidade de documentos, essas tarefas podem gastar muito tempo para ser executada, impactando na produtividade no negócio. Além disso, é muito importante ter atenção ao cumpri-las, já que qualquer erro quanto à declaração ao Estado pode acarretar em penalizações ao estabelecimento, como multas e outras sanções impostas pelos órgãos regulamentadores.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar como fazer a emissão das obrigações acessórias de forma eficiente. Acompanhe!

Quais são as principais obrigações acessórias?

Entre as principais obrigações acessórias vigentes no país estão:

  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf): deve ser prestado por todas as companhias com o intuito de prestar dados relativos aos beneficiários, retenções e créditos;
  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF): demonstração da apuração do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ao longo do período;
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF): confissão dos débitos mensurados pelas pessoas jurídicas;
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais): informações econômicas e fiscais de organizações enquadradas no Simples Nacional;
  • Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ).

Como se organizar para o cumprimento dessas obrigações?

Algumas estratégias podem ser implementadas para promover a emissão das obrigações acessórias de maneira bem eficiente. Veja algumas delas!

Crie um calendário fiscal

Atrasos ou faltas de entrega das obrigações acessórias podem gerar a aplicação de penalidades à empresa, gerando sérios prejuízos. Para evitar esse problema, o ideal é criar um cronograma e anexá-lo de forma que possa ser visto por toda a equipe.

Nele, insira todas as tarefas e suas datas de emissão. Além disso, evite prazos apertados por meio de uma rotina que atenda a todos eles, separando-os por data e ordem de urgência.

Preze pela organização dos documentos

Para evitar erros nas apurações dos tributos e demais tarefas do negócio, é muito importante que os documentos fiquem todos organizados. Essa prática deve se tornar um hábito no dia a dia das operações, possibilitando que, caso seja necessário acessar alguma informação para a declaração das obrigações, os arquivos estejam intactos e acessíveis.

Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço nos setores pela praticidade e automatização fornecida, propiciando uma troca de informações bem mais facilitada, a integração de dados, a emissão de relatórios e várias outras vantagens acessíveis.

Fique atento às mudanças

A legislação sofre alterações com frequência, fazendo com que todos os envolvidos precisem estar sempre alinhados às novas demandas. Para que isso não seja um problema, é importante buscar sempre o aperfeiçoamento das atividades por meio de cursos de adequações fiscais.

A adoção de um software de gestão permite um rendimento muito mais expressivo para a companhia, tendo em vista que ele otimizará os dados de todos os departamentos, economizando um tempo que poderá ser usado em outras atividades estratégicas do negócio, além de identificar as falhas e propor ações para solucioná-las antes de uma eventual autuação pelo Fisco.

Conseguiu entender como cumprir com todas as obrigações acessórias com eficiência? Além de manter a empresa regular perante a lei, o correto cumprimento dessa atividade propiciará dados precisos para a empresa, que servirão como base para uma tomada de decisão mais acertada, contribuindo para o crescimento sustentável da instituição.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite sua visita para ler nosso guia da contabilidade gerencial para pequenas e médias empresas e fique ainda mais por dentro do assunto!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This