Talvez você já tenha visto por aí o número 4.0 após determinado termo. Sabe o que significa? Ele se refere à Quarta Revolução Industrial, o estágio mais recente pela qual a indústria, a manufatura e as profissões passam. A expressão gestão 4.0 reflete essa mesma interpretação.

Na prática, é uma forma de administrar a empresa, na qual se busca suprir, com mais intensidade, as expectativas do cliente. É influenciada não apenas pela tecnologia, mas, sobretudo, pela mudança no comportamento dos consumidores, que necessitam de uma experiência mais agradável durante o processo de compras.

Continue a leitura e entenda as principais características, para poder aplicá-las no seu negócio!

Plataformas omnichannel

O omnichannel é a integração entre os diversos canais existentes no negócio. Empresas e e-commerces, que contam com várias possibilidades de contato com os clientes (como chat no site, WhatsApp, redes sociais), precisam investir em formas de centralizar todas as informações obtidas por elas.

Vamos a um exemplo? Um consumidor que começa seu contato pelo telefone, com a intenção de resolver determinado problema precisa contar com a alternativa de continuar, futuramente, a comunicação em qualquer outro canal. Aqui não existe aquela mania de precisar repetir, incansavelmente, as mesmas informações, cada vez que um novo atendente fala conosco.

Já, ao fazer compras pela Internet, é importante ter a possibilidade de eventuais trocas poderem ser feitas em lojas físicas também.

Relacionamento próximo

O bom relacionamento com o cliente também parte da gestão 4.0. É a partir disso que se chega à fidelização, questão importante para ultrapassar a concorrência.

Para isso, coloque a empatia em prática, em todas as comunicações. Tente entender as necessidades dos seus consumidores, de modo a conseguir sempre supri-las. No surgimento de problemas, eles devem ser resolvidos prontamente, evitando frustrações. E por falar nisso, atenção: escute todos os feedbacks! Depois, implemente as devidas melhorias.

Estar em redes sociais e incentivar o engajamento dos seguidores é outra conduta adequada. Estimule interações, por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários. Invista em publicações no feed, que tenham a mesma linguagem da sua audiência.

Tecnologia

Revolução industrial está para tecnologia da mesma forma que queijo está para goiabada. Mais do que nunca, ela (a tecnologia, não a goiabada) faz parte de todos os processos do negócio. Exemplos? Automatizar processos aumenta a produtividade do time, além contribuir para a redução de custos e erros e o aumento da qualidade nas entregas. Softwares de RH também estão com tudo. Eles ajudam, por exemplo, nos processos de controle de desempenho dos funcionários e na comunicação entre os setores.

Soft Skills

Hierarquias, rotinas, “linhas de montagem” e produções em série não fazem mais sentido atualmente. As empresas precisam se adaptar às mudanças do ambiente, que, diga-se de passagem, são muitas e frequentes.

Nunca foi tão necessário ter colaboradores com soft skills bem desenvolvidas, como boa comunicação, inteligência emocional, facilidade para receber feedbacks e atitudes de cooperação. Assim, ainda que as habilidades técnicas sejam importantes, as comportamentais são um diferencial, por irem ao encontro da flexibilidade. Então, se seus trabalhadores pecam nessa parte, não deixe de investir em capacitações, viu!

Quem deseja sobreviver no mercado precisa buscar formas de se adequar às novas exigências. Adotar a gestão 4.0 aumentará a capacidade de sucesso nas entregas para clientes externos e internos, levando a empresa a aumentar a solidez do negócio e a elevar seu lucro.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes, para que essas informações importantes cheguem ao alcance de outras pessoas!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This