O ambiente empresarial é formado por diferentes demandas. Em uma empresa, é necessário saber um pouco de gestão, contabilidade, normas e leis e, é claro, ser especialista na sua atividade principal. É muita coisa, não é mesmo? Porém, não se apavore! Para ajudar você, existem as empresas de consultoria e assessoria, uma delas é no ramo de assessoria jurídica.

Uma empresa especializada em assuntos jurídicos é responsável por analisar, prevenir e averiguar os processos diários dos negócios, analisando contratos e mensurando os riscos legais que a empresa pode correr. No post de hoje, você encontrará os principais benefícios de ter uma assessoria jurídica. Continue a leitura e confira!

Atualização contínua

A legislação brasileira é extremamente burocrática e sofre mudanças constantes. Para um empreendedor, que precisa gerenciar as diferentes frentes de atuação, é complicado dar conta dessas mudanças.

Contudo, o empreendimento que contar com o suporte de uma assessoria jurídica terá embasamento para todas as suas dúvidas, podendo dar mais atenção a outros setores, sem deixar a parte legal desamparada. Pois, esse modelo de equipe é formado por profissionais especializados nos mais variados assuntos. Além disso, eles estão sendo constantemente atualizados nas normas vigentes.

Formalização garantida

No momento da constituição de um negócio, há muitas dúvidas quanto a sua formalização. O assessor jurídico é um dos profissionais que auxiliará as demandas burocráticas nessa fase, evitando, assim, problemas futuros.

Ele, juntamente com o setor de contabilidade, pode estar pesquisando as exigências para a legalização do seu negócio. Esses procedimentos são muito importantes, pois, na maioria das vezes, eles mudam conforme a localidade. Sem falar que essas exigências não se restringem apenas ao âmbito municipal: as obrigações são necessárias para todas as esferas governamentais.

Planejamento certeiro

O objetivo de todo empreendedor é expandir seus negócios. Para que isso seja realizado da melhor forma, garantindo a legalidade e almejando sempre a redução de tributos, a assessoria jurídica pode ser um importante aliado nessa etapa. O profissional especialista em direito tributário pode auxiliar o planejamento tanto no início do processo como no decorrer das operações. Certamente, uma aliança desse profissional com um contador trará muitos benefícios na parte tributária do seu empreendimento.

Prevenção jurídica

O compromisso de uma assessoria jurídica é trabalhar em duas linhas: uma como prevenção dos riscos constitucionais e outra de forma contenciosa nos processos vigentes. A prevenção, certamente, deve ser a primeira a ser trabalhada dentro de uma empresa. Essa operação, quando realizada de forma consciente e eficaz, reduz consideravelmente os custos com processos judiciais e causas trabalhistas.

Já no trabalho contencioso, o profissional trabalha acompanhando os processos e procurando maneiras estratégicas de conservar os interesses da empresa, ou, pelo menos, reduzir os eventuais prejuízos e custas dos processos.

Além disso, com o apoio de assessores jurídicos, é possível realizar negociações viáveis, de forma segura, tanto para o cliente como para a sua empresa, uma vez que o departamento jurídico conseguirá realizar contratos e negociações sólidas e embasadas em informações seguras.

Independentemente do ramo empresarial, poder contar com uma equipe de profissionais de diferentes áreas é fundamental para o sucesso dos negócios. As assessorias são as bases para adquirir eficiência nos mais variados setores.

Agora que você sabe como uma assessoria jurídica pode trazer benefícios para a sua empresa, entre em contato conosco! Temos o suporte que você precisa para o seu empreendimento!


1 Comentário

  1. Pingback: Veja as vantagens da contabilidade estratégica para empresas! - Blog MegaOffice - Informações para empreendedores em crescimento

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This