Muitos empresários têm dúvidas a respeito da terceirização contábil. Eles se perguntam se vale a pena delegar as demandas em finanças e impostos para uma empresa especializada, em vez de ter esse serviço in-house, ou seja, com um funcionário ou equipe próprios. 

Porém, não é preciso pesquisar muito para entender os benefícios de aproveitar a expertise e o conhecimento de profissionais de fora. Para começar, basta pensar que pela internet é possível acessar serviços de excelente qualidade com poucos cliques. Na verdade, montar um departamento de contabilidade próprio pode ser mais ineficiente e sair mais caro do que contratar um serviço terceirizado.

Neste artigo, você vai entender por que fazer a terceirização contábil em uma empresa. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que é terceirização contábil?

Terceirizar significa delegar operações específicas do seu negócio para outra empresa. Muitas pessoas contratam um contador no fim do ano para ajudar na declaração do Imposto de Renda, por exemplo. Elas fazem isso para ganhar tempo e para garantir que os tributos serão pagos corretamente e no prazo. Uma empresa pode agir de forma semelhante permanentemente e não apenas às vésperas do prazo do IRPJ.

Ao optar pela terceirização contábil, seu negócio confia a um serviço terceirizado determinadas informações e responsabilidades. Dependendo das necessidades da sua empresa e do contrato assinado, isso pode incluir:

  • escrituração contábil — balancetes patrimoniais e demonstrativos de resultados; 

  • escrituração fiscal — apuração de tributos, parcelamentos, restituições e compensações de tributos; 

  • ajuda no DP ou RH — contratação de pessoal, férias, rescisões e folha de pagamento;

  • assessoria com organização financeira, metas, previsão orçamentária, acompanhamento da saúde financeira da empresa, etc.;

  • assessoria com direito societário para constituições, alterações, baixas, fusões e aquisições; etc.

Entre os benefícios da terceirização estão: reduzir custos, ganhar tempo, minimizar riscos e acessar serviços de melhor qualidade. Você vai entender melhor essas vantagens mais adiante.

Como as empresas terceirizadas de contabilidade trabalham?

Como qualquer serviço terceirizado, as empresas de contabilidade trabalham para atender às necessidades de seus clientes. Em um primeiro contato, cliente e escritório vão conversar sobre os principais problemas, demandas e ambições. Em seguida, definem as tarefas e responsabilidades da terceirizada.

O trabalho do serviço de contabilidade vai muito além de realizar tarefas rotineiras, como declarar impostos e assegurar que haverá dinheiro em caixa para a folha de pagamento. Ele também pode servir como um verdadeiro serviço de inteligência, orientando a administração da empresa a escolher o regime tributário mais adequado ou mostrando como ela pode fazer para aumentar as chances de conseguir um empréstimo.

Quais as vantagens da terceirização contábil para o meu negócio?

Os bons administradores não procuram apenas soluções com boa relação custo-benefício, mas esperam dos seus parceiros que agreguem valor às operações e permitem maior controle e entendimento do fluxo de caixa, de modo a tomar decisões melhores. Embora seja um serviço terceirizável, a contabilidade é parte integrante das capacidades da empresa.

Vamos conhecer melhor as vantagens da terceirização contábil!

Corte de despesas

Um contador in-house significa uma grande despesa fixa por mês, com todos os encargos trabalhistas correlatos. Com o crescimento da empresa, ele pode não dar conta de todo o trabalho, exigindo a contratação de mais funcionários. Já com a terceirização contábil sua empresa paga apenas pelo trabalho realizado. Em períodos de maior ou menor demanda, é possível ajustar o contrato com seu fornecedor, sem necessidade dos demorados e caros processos de contratação e demissão de pessoal.

Maior precisão

Serviços especializados de contabilidade têm enorme precisão de resultados, gerenciando pagamentos, fluxo de caixa e impostos com grande eficiência. Seu negócio não precisa se preocupar com o treinamento de funcionários in-house. No caso do surgimento de alguma demanda muito específica, seu fornecedor se encarrega de achar o profissional mais adequado, enquanto sua administração pode gastar mais tempo com a atividade-fim do negócio.

Atualização das regras contábeis

As normas de direito tributário e contábil no Brasil são muito complexas e estão sempre em mudança. Não é fácil para uma equipe de contabilidade dentro da empresa acompanhar todas as regras ao mesmo tempo em que lida com o cotidiano corporativo. Um serviço terceirizado tem por missão estar sempre atualizado, evitando que sua empresa cometa qualquer erro ou siga uma regra que não vale mais, como usar o layout antigo da Nota Fiscal Eletrônica ou pagar o ICMS no Estado errado.

Uso da melhor tecnologia

Se a atividade-fim da sua empresa não é a contabilidade, dificilmente a tecnologia para essa atividade será de ponta. Afinal, seu negócio precisa investir em outras coisas. Já com a terceirização contábil você pode contar sempre com as melhores ferramentas, tendo em vista que um serviço terceirizado está concentrado em obter a melhor tecnologia para realizar esse trabalho.

Melhor custo-benefício

Funcionários in-house podem ser talentosos e receber treinamento, mas representam também um sunk cost, ou seja, um investimento que não pode ser recuperado. Ao optar pela terceirização contábil sua empresa pode comparar diferentes fornecedores no mercado e obter serviços de qualidade por um ótimo preço.

Isso se tornou ainda mais claro com a contabilidade online. Sua empresa pode contratar contadores de fora da sua cidade ou Estado, o que oferece muitas vantagens competitivas. Afinal, o custo de vida e dos aluguéis da empresa terceirizada podem ser mais baixos do que os da sua região.

Várias empresas já descobriram os benefícios da terceirização contábil. Magic Brands, Cobrance e Kadesc Esquadrias Metálicas estão entre alguns de nossos clientes que acreditaram nessa parceria e delegaram aos nossos profissionais as tarefas de contabilidade. Como resultado, cortaram custos e ganharam mais tempo para investir nas atividades mais importantes dos seus respectivos negócios.

A terceirização contábil ajuda muitas empresas a melhorarem a saúde financeira. Significa ter à disposição profissionais experientes e a melhor tecnologia, mas com redução de despesas. Também oferece flexibilidade, já que seu negócio pode contratar um pacote maior ou menor de serviços conforme a época do ano ou o crescimento do negócio.

Quer saber mais sobre o que a terceirização contábil pode fazer pela sua empresa? Entre em contato com a gente e vamos conversar sobre soluções!


Escreva um comentário

Share This