Escritórios de contabilidade têm sofrido significativas mudanças nos últimos anos — uma forma de se diferenciar da concorrência e aumentar a carteira de clientes.

A abertura de empresas, licitações e contratos e consultorias financeiras empresariais são algumas das soluções oferecidas e que têm se destacado como ótimas oportunidades de expansão e crescimento dos negócios.

Como um contador pode ajudar em todo esse processo? Qual é a importância do auxílio contábil em licitações e contratos? Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

O que são licitações e contratos?

Licitação é um procedimento administrativo cujo objetivo é a contratação de serviços ou produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta.

De forma simplificada, trata-se de um procedimento cuja finalidade é a determinação de uma pessoa que ofereça à administração pública condições mais vantajosas, após os interessados apresentarem propostas, que são submetidas a uma seleção.

É importante destacar que a proposta mais vantajosa não significa necessariamente aquela com menor preço, mas a que melhor atende ao interesse da coletividade.

Já a elaboração de contratos, a mudança da Razão Social, do Nome Fantasia e das atividades comerciais são alguns dos exemplos em que os serviços de uma contabilidade devem ser empregados para a realização da estrutura legal da empresa.

Como funciona o processo de licitação?

Para participar de processos de licitação é necessário ter muita atenção e conhecimento, já que são necessários vários documentos nas mais diversas etapas.

Vejamos com mais detalhe cada uma dessas etapas:

Instrumento convocatório

Esse documento especifica as regras de como será o processo licitatório para a seleção da melhor proposta. É por meio dele que se dá publicidade ao processo, estabelecendo as normas que vão nortear os interessados.

É importante destacar que o Instrumento Convocatório pode se dar de outras duas formas:

Edital

Sendo a forma mais comum de licitação, em que deverá constar:

  • o objeto da licitação;

  • os prazos e as condições para a participação;

  • as sanções aplicadas no caso de descumprimento das normas elencadas no edital;

  • as condições para participar etc.

Carta-convite

Utilizada geralmente para a realização de compras pequenas pela Administração Pública. É uma forma de instrumentalizar a convocação de licitação.

Habilitação

É a etapa de verificação, ou seja, se todas as cotações foram entregues pelos interessados. Assim, cabe à Administração Pública verificar se os disputantes do certame estão ou não habilitados a participar.

É nessa etapa que são verificadas as propostas e se elas estão em conformidade e atendem à viabilidade das regras do edital. Aquelas que estiverem incompatíveis serão eliminadas.

Adjudicação e homologação

A adjudicação é o processo de escolha de quais licitantes têm as melhores propostas para a Administração Pública. Após tal decisão, é homologado o processo licitatório, ou seja, é confirmado que o procedimento da licitação foi legítimo.

Convocação e assinatura do contrato

Após a homologação, o licitante vendedor está habilitado a suprir as necessidades da Administração Pública conforme as especificações do contrato licitatório, tendo um prazo para tal.

Por que um contador pode ajudar nas licitações e nos contratos?

Como visto, o processo de licitações e contratos exige um acompanhamento especializado, já que são diversas etapas e cada uma exige a apresentação de documentações — o que demanda tempo para o levantamento das solicitações.

Por meio de um contador é possível ter a segurança de que todos os documentos serão emitidos para a participação em licitações.

Muitos empreendedores, por desconhecimento ou por corte de gastos, acabam entrando em um processo licitatório sem qualquer conhecimento — o que é um grande erro!

É fundamental contar com a ajuda de um contador em todas as etapas do procedimento licitatório. Além de auxiliar a empresa a apresentar uma proposta condizente com o que o edital exige e com o seu orçamento, o contador ajuda na correta apresentação de toda a documentação exigida, evitando erros e outros problemas.

Gostou de saber mais sobre a importância da ajuda de um contador em licitações e contratos? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This