No cotidiano de uma empresa, não há como negar o impacto positivo de uma equipe produtiva. No entanto, nem sempre é possível montar o time dos sonhos, com colaboradores perfeitamente alinhados às suas tarefas. Pois bem, é nesse momento que a gestão deve estimular algumas virtudes e comportamentos nos seus profissionais.

E é justamente disso que falaremos neste post! Como perceberá na leitura, aproveitamos este espaço para explicar a importância da proatividade sobre os seus resultados, demonstrando como esse incentivo pode elevar o moral da equipe e reduzir a ociosidade no trabalho. Então, sem mais delongas, acompanhe!

O conceito e importância da proatividade

Muito falada e pouco refletida, a proatividade é a palavra do momento. Tanto no mundo corporativo como na vida pessoal, esse termo remete às mesmas ideias, pois se trata de uma mentalidade atenta, em que o indivíduo encara os problemas de frente, com senso de responsabilidade individual e motivado pela antecipação.

Mas afinal de contas, o que significa ter um funcionário proativo? Bem, esse é o tipo de colaborador que assume os desafios indiferente à sua complexidade. O objetivo de uma pessoa proativa é demonstrar serviço e comprometimento, tentando solucionar os problemas com a maior agilidade e discrição possível.

Outra característica da personalidade proativa é que ela é muito mais propensa a tomar iniciativa, o que reduz os períodos de ociosidade, maximizando as janelas de ação. Entretanto, trabalhar em equipe nem sempre é selecionar os melhores e esperar para que tudo dê certo. Por isso, destacamos que a proatividade é um traço comportamental que pode ser cultivado na personalidade dos outros colaboradores.

Os benefícios dessa qualidade aos resultados das empresas

Então, chega o momento de conhecer as vantagens da proatividade no cotidiano da sua empresa. Veja só!

Agilidade operacional

Com funcionários propensos a tomarem decisões rápidas para solucionar problemas pequenos, a operação se torna mais produtiva, eliminando os intervalos ociosos para perguntas de respostas óbvias. Afinal, todos sabem seus direitos, deveres e procedimentos na operação. Diante de um problema realmente extraordinário, aí sim se justifica a consulta para uma decisão mais elaborada e com o respaldo de um superior.

Alavancagem dos resultados

Como você provavelmente já deve ter notado, a produtividade está diretamente ligada com o volume e a qualidade dos seus números. Com o corte das etapas desnecessárias e o estímulo a iniciativa, a empresa trabalha mais no mesmo período, alavancando seus resultados.

Responsabilidade coletiva

Ainda que tomar iniciativa exija um senso de responsabilidade individual, a cultura da proatividade também conscientiza a equipe sobre a importância do senso colaborativo. Pois no final do dia, todos estão batalhando pelo mesmo objetivo, a melhora dos resultados da empresa — cada qual em seu departamento, dentro de suas competências.

As melhores dicas para estimular a proatividade no ambiente de trabalho

Para encerrar, confira as nossas dicas para implementar esse comportamento na sua operação!

Conheça a sua equipe

Gerenciar pessoas é lidar com a complexidade de cada um. Por isso, é importante conhecer as virtudes e vulnerabilidades dos seus funcionários, identificando como e quando dar feedbacks construtivos, melhorando o comportamento dos seus colaboradores com uma precisão didática, mas nunca punitiva.

Invista em uma cultura corporativa

É importante desenvolver um norte, uma referência objetiva que defina a unidade do seu grupo. Afinal de contas, a motivação é um combustível sensacional para a produtividade, bastando fazer com que as pessoas tenham um objetivo nobre a seguir, seja a melhora de suas vidas pessoais ou da comunidade ao seu redor.

Implemente um sistema de estímulo e recompensas

Outra fórmula de motivação é o conceito de gamification, em que se insere o elemento da competitividade no ambiente de trabalho. Como toda competição, se coroam vencedores, e para isso, é importante definir parâmetros de vitória, com metas de venda, atração de leads, novos contratos ou qualquer outro objetivo que seja compatível à sua atividade.

Por fim, destacamos que a própria gestão deve incorporar essa cultura, adotando uma abordagem mais proativa e menos reativa frente aos problemas — além de promover cursos, seminários e palestras sobre o tema, agilizando a familiaridade dos funcionários com a nova filosofia.

Você gostou deste post explicando a proatividade no ambiente de trabalho? Então, aproveite para receber novas atualizações do nosso portal, diretamente nas suas redes sociais. Para tanto, basta seguir as nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This