A contabilidade para startups prepara essas empresas para crescerem de forma saudável, pagar legalmente menos impostos e tomar as decisões estratégicas mais acertadas.

Você tem uma startup? De forma genérica, o termo é usado para descrever qualquer empresa que esteja começando. Mas, em muitas revistas e eventos de empreendedorismo, é praticado com um sentido mais restrito.

Startups trabalham para resolver um problema cuja solução não é óbvia e sem sucesso garantido. Além disso, planejam um modelo de negócio escalável, ou seja, que pode se multiplicar muitas vezes. Se esse é o seu caso, então você tem uma startup!

Neste artigo, você vai entender quais são as funções de uma empresa de contabilidade e a importância de seus serviços para uma startup. Também vai aprender como uma consultoria contábil pode tornar sua empresa mais eficiente.

Quais são as funções de uma empresa de contabilidade?

Existem muitos motivos que levam um negócio a fechar as portas. Boa parte deles está relacionado à estrutura financeira da empresa. E o erro mais comum nessa área é o mesmo que empreendedores acabam cometendo em outros setores: pensarem que podem fazer tudo sozinhos.

Mesmo que você já seja formado em Ciências Contábeis, é importante contratar os serviços de um profissional para a contabilidade da empresa, pois mesmo dominando o conhecimento sobre essa área, contar com ajuda terceirizada é muito importante por causa do tempo, pois tornam os serviços mais ágeis e eficientes. Confira algumas tarefas dos contadores:

Questões financeiras

Um serviço de contabilidade para startups pode auxiliar sua empresa a manter um fluxo de caixa saudável, de modo que o negócio consiga pagar suas obrigações nas datas certas, evitando juros e multas. Pode também fazer recomendações a respeito de quanto crédito ou dívida o negócio deve acumular.

Cálculo de impostos

Com uma legislação tributária complexa do Brasil, não é fácil calcular corretamente os impostos devidos. As regras mudam constantemente, e há diferentes tributos nos três níveis de governo. Um serviço de contabilidade garante que sua startup não vai pagar nem a mais nem a menos. 

Planejamento tributário

Contadores são especialistas em elisão fiscal, que é a disciplina de pagar menos impostos legalmente. Uma das tarefas, nesse sentido, é a escolha do regime tributário. Por exemplo: você já deve ter ouvido falar no Simples, que é um regime simplificado para as empresas pagarem impostos. Mas você sabia que ele só vale a pena para companhias com muitos funcionários? Um contador pode orientar sua empresa a escolher o regime que será realmente mais barato, e não o que apenas parece valer a pena.

Qual é a importância da contabilidade para startups?

A contabilidade ajuda uma empresa a estar com as suas contas em dia, pagar legalmente menos impostos e tomar decisões melhores sobre crédito e investimentos. Suas recomendações ajudam a administração da empresa a se tornar mais eficiente, estar mais atualizado e apontam erros que podem ser sanados, como a escolha do regime tributário inadequado ou a falta de dinheiro em caixa. Ela também pode orientar a empresa a se instalar em um município ou Estado diferente por razões contábeis.

A contabilidade para startups ajuda a empresa a dar certo desde o começo. Administradores de visão entendem a importância de contar com seus serviços quando o negócio ainda está nascendo, para que possa crescer forte e saudável.

Este texto foi útil para você? Então curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de dicas sobre fluxo de caixa, adequação fiscal, organização financeira e muito mais!


Escreva um comentário

Share This